Nine Inch Nails (abreviado como NIN) é uma banda de rock industrial, fundada em 1988 por Trent Reznor em Cleveland,Ohio, Estados Unidos. Reznor foi o único membro oficial da banda Nine Inch Nails e permaneceu responsável sozinho por sua direção musical, sendo o principal produtor, cantor, compositor e multi-instrumentista.
Os estilos musicais do NIN abrangem uma grande variedade de gêneros, enquanto retendo um som caracteristicamente intenso usando instrumentos e processos eletrônicos. É um trabalho autoral e sempre atento cuidadosamente aos detalhes da produção. Após gravar um novo álbum, Reznor geralmente reúne uma banda para acompanhá-lo em apresentações ao vivo; este componente ao vivo é uma entidade separada do Nine Inch Nails no estúdio de gravação.
Devido aos seus álbuns conceituais, geralmente Trent Reznor incorpora em seus shows algum personagem que vive à margem da sociedade, beirando entre a depressão e a insanidade. As canções envolvem temas como a introspecção, desespero, exclusão social, e críticas às religiões, ao consumismo e ao mundo das celebridades. Nos palcos, o NIN comummente faz espetáculos artísticos, empregando elementos visuais espetaculares para acompanhar suas performances, que frequentemente culminam com a banda destruindo instrumentos musicais.
Audiências do underground receberam calorosamente o Nine Inch Nails em seus primórdios. Diversos discos influentes nos anos 90 alcançaram vasta popularidade: muitas canções do Nine Inch Nails se tornaram sucesso nas rádios, duas gravações do NIN ganharam Grammy Awards, e a banda vendeu mais do que vinte milhões de álbuns no mundo todo, com 10,5 milhões de vendas certificadas somente nos Estados Unidos. O Nine Inch Nails é considerado um ícone da música alternativa e experimental, inclusive tendo sido listado pela Rolling Stone como 94 em sua lista de 100 maiores artistas do rock de todos os tempos em 2004. A despeito deste sucesso, a banda teve vários feudos com o lado corporativo da indústria fonográfica. Trent Reznor anunciou em 2007 que o Nine Inch Nails prosseguirá independentemente de gravadoras.
O primeiro álbum longe das gravadoras, Ghosts I-IV, foi lançado online em uma variedade de formatos físicos e digitais através do website do grupo e contém 36 faixas instrumentais numeradas, intituladas "Ghosts", em 4 divisões. Após pouco mais de dois meses, a banda lançou outro álbum, disponibilizando-o grátis na íntegra pela página oficial, chamado The Slip, podendo ser distribuído livremente sem conflito com os direitos autorais.
Em 2011, Trent Reznor e Atticus Ross (ambos produtores do NIN), ganharam um Oscar e um Globo de Ouro por melhor Trilha Sonora no filme A Rede Social. As composições já eram favoritas da crítica pela inovação ao utilizar ambientações experimentais e música eletrônica num longa-metragem mais tradicional.
História
Em 1987, Reznor tocou teclados com uma banda de Cleveland chamada Exotic Birds, que tinham como agente John Malm Jr. Reznor e Malm se tornaram amigos, e quando Reznor deixou o Exotic Birds para trabalhar em suas próprias músicas, Malm informalmente se tornou seu agente. Reznor estava empregado na época como assistente de engenharia de som e zelador no Right Track Studios, e pediu ao dono do estúdio Bart Koster por permissão para gravar algumas demos de suas próprias canções de graça durante tempo não usado do estúdio. Koster concordou, lembrando que o custava "somente um desgaste nos [seus] tape heads". Enquanto juntando essas, as primeiras gravações do NIN, Reznor não conseguiu encontrar uma banda que articulasse suas canções como ele queria. Ao invés, inspirado em Prince, ele tocou todos os instrumentos sozinho exceto bateria. Este papel permanece de Reznor na maior parte das gravações de estúdio da banda, apesar de ele ocasionalmente envolver outros músicos e assistentes. Em 1988, após tocar sua primeira turnê abrindo para o Skinny Puppy, as ambições de Reznor para o Nine Inch Nails eram de lançar um single de 12 polegadas em um pequeno selo europeu. Várias gravadoras responderam favoravelmente ao material da demo, e Reznor assinou com a TVT Records. Nove seleções das demos do Right Track foram não oficialmente lançadas em 1994 como Purest Feeling; muitas destas canções apareceriam de forma revisada em Pretty Hate Machine, de 1989.
Reznor disse em 1994 que ele criou o nome "Nine Inch Nails" porque ele "abreviava facilmente", ao invés de "qualquer significado literal". Rumores com outras explicações circularam, alegando que Reznor escolheu referenciar a crucificação de Jesus com pregos de nove polegadas, ou as unhas de nove polegadas de Freddy Krueger. Reznor e Gary Talpas desenharam o logotipo do Nine Inch Nails, que consiste nas letras "NIN" dentro de uma margem com o segundo "N" espelhado. O logotipo apareceu pela primeira vez no vídeo de "Down in It" e foi inspirado pela tipografia de Tibor Kalman no álbum do Talking Heads, Remain in Light. Talpas, um nativo de Cleveland, continuaria a fazer o design de arte do NIN até 1997
Escrito, com arranjos feitos e tocados por Trent Reznor, o primeiro álbum do NIN Pretty Hate Machine estreou em 1989. Marcou a primeira colaboração de Reznor com Adrian Sherwood (que produziu o primeiro single "Down in It" em Londres, Inglaterra sem ter conhecido Reznor face à face) e Mark "Flood" Ellis. A produção de Flood apareceria em todos os principais lançamentos do Nine Inch Nails até 1994, e Sherwood fez remixes para a banda até 2000. Reznor e seus co-produtores expandiram as demos Purest Feeling, e adicionaram os futuros singles "Head Like a Hole" e "Sin". Michael Azerrad, da Rolling Stone, descreveu o álbum como "a força do barulho do industrial em uma moldura pop" e "música angustiante, mas grudenta"; Reznor proclamou esta combinação "um manifesto sincero" do "que estava na mente [dele] naquela época". Após passar 113 semanas na Billboard 200, Pretty Hate Machine se tornou um dos primeiros discos independentes a obter certificação de platina. MTV exibiu os vídeos para "Down in It" e "Head Like a Hole", mas um vídeo explícito para "Sin" foi somente lançado no vídeo de 1997, Closure.
Em 1990, NIN saiu em turnê pela América do Norte como banda de abertura para artistas do rock alternativo como Peter Murphy e The Jesus and Mary Chain. Em certo ponto, Reznor começou a quebrar seu equipamento enquanto no palco; o entrevistador da Rockbeat Mike Gitter atribuiu o sucesso inicial do NIN em frente a audiências de orientação rock a esta atitude agressiva. Nine Inch Nails então embarcou numa turnê mundial que continuou através do primeiro festival Lollapalooza em 1991, onde a banda "roubou o show" dos artistas principais Jane's Addiction apesar de vários problemas de equipamentos. Após uma desastrosa recepção europeia abrindo para a banda Guns N' Roses, NIN retornou aos Estados Unidos no meio de pressão da TVT para produzir um sucessor mais comercial para Pretty Hate Machine. Em resposta, Reznor secretamente começou a gravar sob vários pseudônimos para evitar interferência da gravadora.
No encarte, Trent Reznor creditou a banda de suporte da turnê de 1991 como influência para as seis canções e duas faixas-bônus do EP de 1992, Broken. Reznor caracterizou o EP como baseado em guitarras "explosões de destruição", que foi intencionalmente "muito mais pesado [...] que Pretty Hate Machine". canções de Broken deram ao NIN seus únicos dois Grammy Awards: uma performance do primeiro single do EP, "Happiness in Slavery", de Woodstock '94, e o segundo single "Wish".
Peter "Sleazy" Christopherson das bandas Coil e Throbbing Gristle dirigiu a performance do vídeo "Wish", porém o clipe mais infame do EP foi de "Happiness in Slavery". O vídeo foi quase universalmente banido por seu conteúdo gráfico do artista Bob Flanagan tirando a roupa na frente da câmera e é preso em uma maquina que o tortura, furando e cortando partes de seu corpo, terminando por matá-lo. Um terceiro vídeo para "Pinion", parcialmente incorporado a sequência de abertura do programa Alternative Nation da MTV, mostrava uma privada que aparentemente descarrega seu conteúdo dentro da boca de um indivíduo em bondage. Reznor e Christopherson compilaram estes três clipes junto com uma filmagem para "Help Me I Am In Hell" e "Gave Up" em um vídeo clipe de longa duração também chamado Broken. Mostra o assassinato de um jovem que é raptado e torturado enquanto forçado a assistir os vídeos. Esta filmagem nunca foi oficialmente lançada, ao invés apareceu secretamente entre círculos de trocas de vídeos.
Uma outra performance para "Gave Up" com Richard Patrick e Marilyn Manson foi filmada no Cielo Drive nº 10050 (depois renomeado "Le Pig Studios" por Reznor), local dos assassinatos dos Tate; uma gravação ao vivo de "Wish" também foi filmada, e ambos os vídeos apareceram na compilação Closure em 1997. Broken foi seguido pelo EP de remixes Fixed no final de 1992. Ao invés de sair em suporte para o novo material, Reznor começou a viver e gravar em tempo integral no Le Pig, trabalhando no sucessor livre de restrições de sua gravadora. (Clique aqui para continuar)
DISCOGRAFIA
Closer
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